Literatura fantástica em Debate

13/06/2008, no sábado, a Livraria Cultura apresentou uma mesa-redonda que teve como tema a literatura de gênero chamada de Fantasia. No encontro, a presença de escritores e editores do gênero, debatidos temas como o que é fantasia; existe uma literatura de fantasia brasileira?; mercado editorial – o que é lançado no Brasil e o que é lançado no exterior – escolhas e tendências; influência de Tolkien no Brasil; novas tendências como o ”New Weird Fiction” e a influência de escritores como Neil Gaiman, Terry Pratchett, George R. R. Martin e China Miéville.

Sobre os palestrantes:
* Ana Cristina Rodrigues é historiadora e escritora. Presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica, modera diversas comunidades virtuais sobre Ficção Especulativa. Já publicou em diversos sites brasileiros e argentinos, tem um conto na antologia argentina ”Grageas” e, atualmente, escreve um romance de fantasia inspirado no Renascimento e nas navegações portuguesas.

* Cláudio Villa é escritor e redator, autor do romance de fantasia ”Pelo sangue e pela fé”. Há três anos mantém o blog ”Mundos de Mirr”, em que relata suas experiências, dificuldades e realizações como escritor iniciante no Brasil.

* Gianpaolo Celli é formado em Administração de empresas, editor da Tarja Editorial, escritor e estudioso de ocultismo e esoterismo. Antes de se voltar à literatura, trabalhou com quadrinhos e apresentou matérias e aventuras-solo de fantasia na revista ”Dragão Brasil”. Além de colunista de sites, é co-autor dos livros ”Necrópole – Histórias de vampiros”, ”Necrópole – Histórias de fantasmas”, ”Visões de São Paulo – Ensaios urbanos” e dos ainda não publicados ”Histórias do tarô” e ”Necrópole – Histórias de bruxaria”.

* Rogério de Campos foi criador e editor da revista ”Animal”, em 1987, uma das principais publicações da cultura alternativa brasileira dos anos 80. Trabalhou no caderno ”Ilustrada” do jornal ”Folha de S. Paulo” e nas revistas ”Bizz” e ”Set”. Em 1993, fundou a Conrad Editora, lançando as revistas ”General” e ”Herói” e foi o responsável pela introdução dos mangás no mercado editorial brasileiro. Em 1989, recebeu o Prêmio HQ MIX de Melhor Editor.

* Silvio Alexandre criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica como a coleção Zenith e a coleção Star Trek, da editora Aleph, além do selo Unicórnio Azul, da editora Mercuryo. Foi editor executivo da Devir Livraria, especializada em livros de RPG, fantasia, ficção científica, horror e quadrinhos. Foi gerente de marketing da Conrad Editora e da Pixel Media, empresas especializadas em quadrinhos. É organizador do ”Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica” e dos Festivais de Quadrinhos da Fnac, em São Paulo, Brasília e Curitiba.

* Delfin é coordenador editorial da Editora Aleph e jornalista cultural, especializado no segmento de histórias em quadrinhos. É colaborador da ”Rolling Stone”, ”Globo Online”, ”Overmundo”, ”Universo HQ”, ”Wish Report” e ”Paralelos”. Também já escreveu sobre o assunto para o jornal ”Correio Popular”, as revistas Semana 3 e Zero. Acumula ainda a função de diretor de arte da Mojo Books. É autor de dois livros, lançados pela cooperativa de autores Edições K: ”Kreuzwelträtsel Redux” e ”Se eu tivesse um machado”.

* Baseado em profunda pesquisa histórica, Orlando Paes Filho estreou na literatura com o sucesso ”Angus – O primeiro guerreiro”. A série, composta de sete volumes, atravessou fronteiras, entrando nas listas dos livros mais vendidos na China, Rússia, Taiwan, Austrália, Grécia, Coréia e países da América Latina, e terá lançamento em 2008 em mais de trinta países. Em 2006, lançou o ”Diário de um cavaleiro templário”, obra que obteve elogios de renomados historiadores. Além disso, o autor participa anualmente, como expositor, da maior feira internacional de livros, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, divulgando sua obra, sendo o único autor-expositor do evento.

Fonte:
http://www.literaturalivre.com.br/

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s