Ana Maria Machado (Quem Perde Ganha)

Ilustradora – Cris Eich

Boto e a Estrela: Era uma vez um boto sonhador, que saltava e achava que era bicho voador. Num desses saltos, de repente, apaixonou-se por uma luz que deslizava no céu. Uma história de amores possíveis e impossíveis, perdas e ganhos.

Menina Que Vivia Perdendo: Era uma vez uma menina que vivia perdendo. Pelo menos era o que ele achava. Mas estava era crescendo, com as perdas e ganhos que isso traz.

Fiapo de Trapo: Espantalho tão bonito e elegante nunca se tinha visto por aquelas redondezas. Nem por outras, que ele era mesmo carregado de belezas. Texto densamento poético sobre a morte e a vida, o fim e a permanência.

Um Pra Lá, Outro Pra Cá: Muitas vezes a gente vê o trem passar e fica prestando atenção para entender o que ele diz na sua canção. Mas o trem da nossa história canta um canto diferente. Separação e perda vistas por um ângulo diferente.
–––––––––––––––

Ana Maria Machado enfatiza questões do tipo: de que nada se perde, de que tudo se transforma, que quem perde, na verdade, muitas vezes ganha e que a perda não é fim, pode ser, na verdade, um bom começo.

Crescer, no caso de Lena, a menina da segunda história, implicava perder as roupas… Era uma vez uma menina que vivia perdendo, pelo menos era o que ela achava. (…) Às vezes a mãe resolvia vestir nela um vestido que Lena não punha há um tempão. Na hora de abotoar, já se sabe: – Não fecha mais. Como esta menina perde roupa. (…) Outras vezes era o sapato (…) – Mas não é possível… Tão novinha esta bota e ela já perdeu.

Leitura a partir de 8 anos de idade

Temas principais
Transformação

Temas abordados
Recomeço , Crescimento , Perdas , Transformação , Ganho , O Novo , O Velho

Temas transversais
Ética , Pluralidade Cultural , Meio Ambiente

Interdisciplinariedade
Ciências , Geografia , Artes , Língua Portuguesa

Atividades para o Professor
– Confeccionar um espantalho.
– Dar um nome próprio para o espantalho, para o boto e para estrela.
– Listar o que as personagens das histórias ganharam e o que “perderam”.
– Investigar sobre os animais aquáticos citados na história “O boto e a estrela”.
– Pesquisar sobre o boto.

Fontes:
http://www.globaleditora.com.br/
http://www.anamariamachado.com/livros/livro.php?cod_livro=86
Imagens = http://gotadaguanopapel.blogspot.com/

Deixe um comentário

Arquivado em Atividades em Sala de Aula, Estante de Livros

Deixe um comentário