Notícias em Tempo da União Brasileira dos Escritores

Notícias Veiculadas pela União Brasileira dos Escritores (UBE)
—————

HOMENAGEM A MARCOS REY

Marcos Rey será homenageado pela Biblioteca Pública Marcos Rey, no dia 29 de outubro de 2009, quinta-feira, às 14:30 horas, Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, em São Paulo. O evento é em decorrência do aniversário de 10 anos do seu falecimento.

Marcos Rey (Edmundo Donato), escritor, tradutor e cineasta, nasceu em 17 de fevereiro de 1925, em São Paulo, e faleceu no dia 1 de abril de 1999, na capital paulista.

O autor de Memórias de um gigolô atuou na União Brasileira de Escritores em várias gestões e foi o criador do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato. Foi laureado com o Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, e com o Troféu Juca Pato, em 1996.

Estreou na literatura com a novela Um gato no triângulo, em 1953, e publicou uma vasta obra nos gêneros romance, conto, crônica, novela, infantil, infanto-juvenil e paradidático.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
V FÓRUM DE EDITORAÇÃO / 31 OUTUBRO 2009 / MASP

Acontece neste sábado (31), às 8 horas, o Fórum de Editoração, que chega à sua quinta edição com o tema “Cotidiano e Teoria”. O evento é organizado por alunos do curso de editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com o apoio do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O Fórum tem como finalidade discutir alguns aspectos do mercado editorial brasileiro, abordar questões do cotidiano da profissão e a aplicação da teoria no dia a dia.

Entre os convidados estão Plínio Martins Filho, coordenador do curso de Editoração da ECA, Rogério Gastaldo, gerente editorial da Editora Saraiva, Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi, João Scortecci, diretor presidente do Grupo Editorial Scortecci e Carlos Carrenho, da PublishNews.

A entrada é gratuita e serão distribuídas senhas com meia hora de antecedência do início de cada mesa.

O evento ocorrerá no Pequeno Auditório do MASP, na Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: site http://www.eca.usp.br/forum
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
BIBLIOTECA NACIONAL COMEMORA 199 ANOS

São 199 anos de acervo, originado da coleção que pertenceu à Família Real, e quase um século de obras preservadas na Cinelândia, no edifício inaugurado em 1910. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) organiza uma semana especial de eventos, em celebração ao aniversário da Biblioteca e ao Dia do Livro, ambos comemorados no dia 29 de outubro.

Entre os dias 27 e 29, o simpósio “Livre-se – I Simpósio do Livro da UFRJ”, resultado de uma parceria entre a FBN, a Escola de Comunicação da UFRJ e a Faculdade de Comunicação Social da UERJ, discute a história do livro no país, entre temas como a pirataria, edição gráfica, acesso à leitura e novas mídias.

No dia 28, às 16h, o tradicional programa “Quarta às Quatro”, recebe o jornalista Artur Xexéo, em um painel intitulado “A crônica nos tempos da internet”. O presidente da FBN, Muniz Sodré, participa da conversa, mediada pelo jornalista Vitor Iorio. Na quinta-feira, Dia do Livro, Ferreira Gullar participa, a partir das 14h, do “Café do Dia”, debate que integra a programação do Simpósio. Nos dois eventos, o público é convidado aos debates, com entrada franca.

Ainda no dia 29, a Biblioteca lança, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, uma edição de “O Livro de Horas de Dom Fernando”, publicação fac-símile de um manuscrito datado de 1378. No dia 30, a Biblioteca recebe convidados, no lançamento da obra “Impresso no Brasil – 1808 a 1930”, da editora Verso Brasil, organizada pelo historiador da arte, Rafael Cardoso.

Além da programação especial, a agenda da BN abriga três exposições simultâneas, exibindo acervos sobre Euclides da Cunha, Carmen Miranda e Revolta da Chibata. Todos os eventos são gratuitos.

Biblioteca Nacional
Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro
Informações no site http://www.bn.br ou no telefone (21) 3095-3879

As inscrições para o “Livre-se – I Simpósio do Livro da UFRJ” são feitas através do site http://www.livrese.com.br

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

MIGUEL BARBOSA RECEBE PRÊMIO DA UBE/RJ

Miguel Barbosa, escritor, dramaturgo, pintor, e poeta português, receberá no dia 30 de outubro de 2009 a MEDALHA JORGE AMADO, pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, no Teatro Raimundo de Magalhães Jr. da Academia Brasileira de Letras, Avenida Presidente Wilson, 203, no Rio de Janeiro.

Miguel Barbosa é membro do Instituto de Sintra, da Academia de Lutèce, Paris, e membro de Honra dos Artistas de França (ST. Étienne).

Participou da antologia 23 Escritores Portugueses do Século XX, de Nelly Novaes Coelho, publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em 2007.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS E II FÓRUM PRAZERES DA LEITURA

O propósito permanente da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, segundo o secretário João Sayad, é o de “formular e aplicar uma política cultural cujo objetivo é desobstruir, abrir espaço, para que os brasileiros excluídos, de vanguarda, pobres e ou iniciantes ouçam e sejam ouvidos, vejam e sejam vistos pelos consagrados, pelos bem-sucedidos daqui e do mundo inteiro. E que a cultura popular, a periferia, os excluídos ouçam e usufruam os consagrados, os clássicos e os campeões de audiência”.

Dentro desse propósito, vários projetos e programas têm sido desenvolvidos para incentivar e estimular o gosto pela leitura. Entendendo que as bibliotecas públicas têm um papel preponderante na elevação dos índices de leitura no Estado de São Paulo, tem-se dado especial atenção para o desenvolvimento dos profissionais que atuam nesses equipamentos, promovendo oportunidades de capacitação e de integração.

Em agosto de 2008, aconteceu o “I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias”, realizado conjuntamente com o “II Fórum Nacional do Livro e Leitura”, em parceria com o Ministério da Cultura. Diante da grande receptividade da primeira edição, acontecerá, em novembro próximo, o “II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Prazeres da Leitura”, cujas temáticas principais são:

– Políticas públicas de incentivo à leitura e bibliotecas.
– Desenvolvimento de serviços inovadores em bibliotecas públicas e
comunitárias.
– Acessibilidade em bibliotecas públicas e comunitárias.
– Perfil das lideranças na gestão de bibliotecas e espaços de leitura.
– Advocacy.

Estrutura do evento

Palestras, debates, mesas-redondas e painéis. Conversas sobre livros, bibliotecas e leitura com convidados especiais.

Presenças confirmadas

Especialistas nacionais:

Elisabeth Biondo – Diretora do Departamento de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, Lazer e Criança de Barueri.
Guilherme Lira – OSCIP Acessibilidade Brasil.
José Castilho Marques Neto – Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura.
Moacyr Scliar – Escritor
Profa. dra. Lucia Santaella – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Profa. dra. Linarama Rizzo Battistella – Secretária da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo.
Lucila Maria Calheiros Silvestre – Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, SP.
Lucila Martinez – Consultora da ILTC – Brasil.
Maraléia Menezes de Lima – Diretora da Biblioteca Pública de Itanhaém, SP.
Profa. dra. Heloísa Helena Buarque de Hollanda – Escritora, crítica literária, editora e pesquisadora.
Profa. dra. Maria Tereza Egler Mantoan – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Maria Zenita Monteiro – Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, Capital.
Nêmora Rodrigues – Presidente do CFB.
Sigrid Karin Weiss Dutra – Presidente da FEBAB.

Especialistas internacionais:

Aldo Pirola – Diretor do Sistema Público de Bibliotecas da cidade de Milão, Itália.
Camila A. Alire – Presidente da American Library Association (ALA), Estados Unidos.
Ida A. Joiner – Biblioteca Pública Pittsburg, Estados Unidos.
Profa. dra. Yicel Nayrobis Giraldo – Escola Interamericana de Biblioteconomia, Colômbia.

Realização:

Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Programa São Paulo: um Estado de Leitores / POIESIS – Organização Social de Cultura
Parceiros:
Consulado Americano
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica São Paulo
TUCA – Teatro da PUC-São Paulo
Unesco

Evento gratuito

Outras informações no site:

Cristina Nolli
Produtora Cultural
Programa “São Paulo: um Estado de Leitores”
Poiesis Organização Social de Cultura
Fone: 3331-5549 Cel: 9310-6374

RESUMO:

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias
e II Fórum Prazeres da Leitura
de 12 a 14 de novembro de 2009
Evento Gratuito – inscrições pelo site: www.bibviva.com.br
Local: Teatro Tuca – Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – São Paulo, SP
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

ESCRITORA ALEMÃ HERTA MÜLLER VENCE O NOBEL DE LITERATURA

A escritora Herta Müller, 56, é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2009. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Müller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura, que premia autores desde 1901.

“Estou muito surpresa e ainda não acredito”, disse a escritora em comunicado divulgado por sua agente na Alemanha. “Não posso dizer mais nada neste momento.”

Herta Müller tem apenas um livro publicado no Brasil, “O Compromisso”, lançado em 2004 pela editora Globo com tradução de Lya Luft.

O livro conta a história de uma ex-operária da indústria têxtil que, com certa regularidade, é chamada para prestar depoimento ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989). O ditador governou o país entre 1974 e 1989.

Durante o anúncio do Nobel, a escritora foi definida como “alguém que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos desfavorecidos”.

A escritora nasceu em Nitzkydorf, Romênia, em 1953, dentro de uma família da minoria alemã nesse país. Sua estreia na literatura em 1982, com uma reunião de contos intitulada “Niederungen”, que foi imediatamente censurada pelo governo comunista na época.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

REVISTA “O ESCRITOR” JÁ ESTÁ NO QUINTO ANO

Lançada em substituição ao jornal, que em mais de duas décadas apareceu 100 vezes, começando como tabloide de 4 páginas para chegar a 32 páginas, a revista já faz sua própria história. Seu projeto se mantem intocado: capa de retratos de escritores, pintados por Portinari, dossiê do retratado, com textos e imagens, sejam fotos ou obras do pintor, estas abrindo seções permanentes, uma Separata que já mostrou quase 100 autores em prosa e em poesia, estudos originais ou raras reproduções de textos sobre os temas mais diversos, resenhas de livros novos, tudo num constante estilo de diagramação, de Bê Guedes.

Recente estatística feita pelo editor mostrava que participaram da revista, com distintas matérias,mais de 30 conselheiros e diretores, mais de 50 associados e também uma meia centena de convidados. A mais recente edição foi dedicada a Portinari, que foi também um poeta,teve cores em suas páginas internas, pela primeira vez, graças à generosidade de João Candido Portinari, filho e curador da obra de nosso grande pintor. Passo novo e ousado de nossa comunicação, a revista pretende, apesar das imensas dificuldades, sobretudo de patrocínio, ultrapassar o feito do jornal e ser também centenária. O começo aparece nestas capas de suas 11 edições já produzidas.

Izacyl Guimarães Ferreira, editor.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

FÓRUM NACIONAL DE DIREITO AUTORAL / SÃO PAULO, 09 E 10 DE NOVEMBRO DE 2009

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por intermédio de seu Curso de Pós-Graduação em Direito – CPGD, realiza o III Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 09 e 10 de novembro de 2009, no Auditório do Centro de Eventos Fecomércio, situado à rua Dr. Plínio Barreto, 285, bairro Bela Vista – São Paulo. O evento deste ano será dedicado à análise das propostas de revisão da Lei de Direitos Autorais, que estão sendo desenvolvidas por iniciativa da Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura. Por essa razão, o temário do Congresso foi dividido em painéis correspondentes aos tópicos da Lei Autoral que poderão ser objeto de modificação legislativa.

O III Congresso de Direito de Autor e Interesse Público recebeu novamente o apoio do Ministério da Cultura – MinC e da Escola de Direito de São Paulo da FGV – Direito GVlaw. Foi concebido de forma integrada com o Fórum Nacional de Direito Autoral promovido pelo MinC.

O Congresso vai ao encontro com outras iniciativas já realizadas pelo Curso de Pós-Graduação em Direito – CPGD/UFSC e da Escola de Direito de São Paulo da FGV, objetivando estimular uma abordagem crítica e profunda acerca do Direito da Propriedade Intelectual analisando-se nesta oportunidade, em especial, os interesses públicos e econômicos envoltos na questão do Direito de Autor e o interesse público.

O evento contará com a presença do jurista José de Oliveira Ascensão para a abertura e o encerramento dos debates, bem como de outros renomados especialistas. O evento se realizará de forma integrada com o Fórum Nacional de Direito Autoral lançado pelo Ministério da Cultura – MinC, que representa um importante passo para a retomada da presença do Estado na formulação de políticas públicas para um tema cada vez mais contemporâneo e estratégico num contexto de ambiente digital e convergência tecnológica.

No transcorrer do evento abordar-se-ão temas que têm sido objeto de ampla discussão no Brasil e no exterior na área do Direito de Autor nos tópicos dos diferentes painéis.

Coordenação Científica
Prof. Dr. Marcos Wachowicz – UFSC
Prof. Dr. Manoel J. Pereira dos Santos – GVlaw
Inscrições Gratuitas

As inscrições iniciam dia 01 de outubro e encerram dia 4 de novembro de 2009 e podem ser feitas pelo site.

Mais informações:

Site: www.direitoautoral.ufsc.br
Telefone: (48) 3721 9287
E-mail: direitoautoral@ccj.ufsc.br
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

LYGIA FAGUNDES TELLES PROCLAMADA INTELECTUAL DO ANO

Mais de 30 associados da União Brasileira de Escritores, vários deles expressivos nomes de nossas Letras, lançaram o nome da escritora Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Juca Pato, sendo proclamada Intelectual do Ano – 2008 pela Diretoria, por ter sido candidata única, livre de disputa.

Na exposição, justificando o referido nome, os assinantes da candidatura expõem que a escritora “vem publicando há anos obras de notoriamente reconhecidas” e que “em 2009 estão sendo reeditadas, em sua totalidade, as suas obras. Em 2008 publicou “Conspiração das Nuvens”.

Lygia Fagundes Telles, membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista de Letras e sócia fundadora da União Brasileira de Escritores (onde exerceu, em várias gestões, os cargos de vice-presidente e conselheira) e de várias outras entidades, dispensa apresentação. Seu curriculum é vastíssimo: Muitos os prêmios recebidos no Brasil e no Exterior, condecorações e homenagens, traduzida em vários idiomas, estudos e teses sobre sua obra, adaptações para o cinema e televisão e inúmeras outras manifestações de aplausos e honrarias que recebeu e continua recebendo. Seus romances e contos trazem sua marca personalíssima desde que surgiu para as Letras que só cresceu em valor e qualidade ao correr dos anos.

Esta 45ª versão do Prêmio Juca Pato, que lhe será entregue no segundo semestre pelo vencedor do ano anterior, Antonio Cândido de Mello e Souza, comprova que o troféu doado ao Intelectual do Ano continua com o mesmo brilho desde o primeiro que chegou às mãos de Santiago Dantas, em 1962.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

O COPO AZUL / CAIO PORFÍRIO CARNEIRO

O copo azul (Scortecci Editora) – é o mais recente livro de contos de Caio Porfírio Carneiro. Mais uma preciosidade a acrescentar à vasta e premiada obra (quase 30 títulos dos mais variados gêneros) de Caio Porfírio. É no conto que ele encontra o ‘gênero literário do coração’, e O copo azul reúne várias vertentes estéticas da história curta, com a marca pessoal de seu criador: a sutileza, a essencialidade e a extraordinária economia de meios para realizá-los. Como afirmou um de seus críticos: Caio continua navegando no conto como um peixe na água. Mergulhar nessas águas é estar receptivo ao belo, mergulhe e aproveite!

Fonte:
União Brasileira dos Escritores

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias Em Tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s