Lóla Prata (1940)

Maria de Lourdes Prata Garcia nasceu em Santos/SP, em 13 de janeiro de 1940, filha de José Egydio Prata Maria Heloísa Pimentel Prata, mora em Bragança Paulista SP desde 1974 e, na Cidade-Poesia, dedica-se à literatura.

Membro da UBT União Brasileira de Trovadores e ASES Associação de Escritores de Bragança Paulista SP Brasil, entre outras agremiações literárias do país.

É Comendadora Municipal por serviços prestados à Cultura.

120 prêmios literários, sendo 1 na Itália.

Seu site é http://www.lolaprata.com.br/

Começou a escrever com 8 anos, um bilhete para Deus rogando pela saúde de seu avô enfartado. Começou a escrever seriamente para um jornal de sua cidade a partir das crônicas de um jornalista Lourenço Diaféria num jornal estadual.

Seu 1º trabalho literário foi numa revista de âmbito religioso: “Por que sou catequista”

Chegam a mais de 700 as crônicas, contos e poemas publicados no A Voz de Bragança, Bragança Jornal Diário, Bjotinha, A Tribuna (de Santos), Jornal Interativo, Revistas e Boletins de Cultura, Rádios e TV Bragança

Livros impressos:

Editou, em parceria com Maria Edith Prata Real, dois livros de crônicas: – “VIVENDO” , 1978 e “CONTINUANDO” 1981, Menção Honrosa (= 2o. lugar) em Concurso Melhor Livro de Crônicas do Clube Brasileiro de Literatura (Anápolis-GO), em 1992, Gráfica da Universidade São Francisco;
– “ARRIMO”, Consultoria de Rimas,(em apostila), desde 1994; dicionário a partir de 20.000 rimas; convidado para a Academia Internacional de Lexicografia em 2004.
– “PROVAI E VEDE COMO O SENHOR É BOM!”, depoimentos religiosos, em 1996 , em 1997, 2o lugar em 8o. Concurso de Obras Publicadas, promovido pela Academia de Letras de São Lourenço, MG;
– “UM BUQUÊ PARA VOCÊ” poesia, 1997. Editado também em fita K7e CD, 20 poesias.
– “HIGIENE BUCAL”, 23 trovas educativas, a pedido da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, setor de Bragança Paulista SP, abril de 1999. Material didático.
– “O IMPERADOR ESTÁ CHEGANDO!” e outros contos… 1999. Menção Especial no Concurso da Academia Municipalista Mineira de Letras, 2003.
– “ENTRELAÇOS”, trovas, editado pela UNIVAP- Universidade de Vale do Paraíba, em 2002.
– ”PRATA DA CASA”, antologia – crônicas cômicas sobre a familia Prata Garcia – 2003 – Premiado em 2008 pela Prefeitura de Manaus -AM-na modalidade Melhor Livro de Crônicas. Menção Honrosa.
– “FIO DE PRUMO”, contos – 2004 –
– “ENTRELINHAS”, trovas – 2007 –
– “ALABASTRO”, poesia – 2007, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura
– “Santos Sonetos” (e-book).

Fontes:
Portal CEN (Cá Estamos Nós)
Editora Scortecci

Caderno de Poesia Karina Aldrighis
Lóla Prata

Deixe um comentário

Arquivado em Biografia, Bragança Paulista, Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s