A. A. de Assis (Lançamento da Revista Virtual Trovia n. 143 – novembro de 2011)



Carolina Ramos e
Maria Nascimento

Olga Agulhon,
Jeanette De Cnop e
Eliana Palma
Inesquecíveis

Meus versos são dos piores;
não sou poeta distinto…
Mas talvez fossem melhores,
se os lessem como eu os sinto.
Antonio Aleixo

No portão os namorados
são como barcos no cais:
pelos beijos amarrados,
querem ir e ficam mais.
Cleonice Rainho

Dei-te amor sem falsidade,
uma floresta de amor.
E tu, só por crueldade,
te fizeste lenhador.
Lilinha Fernandes

Tudo a juntar-nos: o amor,
o gênio igual, a constância,
até mesmo a própria dor. . .
– Só nos separa a distância.
Luiz Otávio – RJ

Não pisco os olhos ao vê-la
para não correr o risco
de, por momentos, perdê-la,
a cada instante em que pisco.
Orlando Brito

Quem parte devagarinho,
mas vai de rumo traçado,
ao começar seu caminho,
tem meio caminho andado.
Waldir Neves – RJ

Se você fez uma trova, / já fez seu diário bem. /
E’ uma forma sempre nova / de dar alegria a alguém.

Brincantes

Pego no flagra, fugia,
quando o cachorro o mordeu…
– Como é que se implantaria
o que o danado comeu?!…
Darly O. Barros – SP

Fio dental, na verdade,
com seu cercado pequeno,
delimita a propriedade,
mas não esconde o terreno!
Edmar Japiassú Maia – RJ

Nessa roupa provocante,
chamando a atenção do povo,
você fica semelhante
àquela tal… que põe ovo!
Eliana Palma – PR

Com “fome zero”… zerado,
a fome em mim fez um poço,
que o intestino delgado
tá quase engolindo o grosso…
Francisco Macedo – RN

Namorar sem beliscar,
querida, isso eu não faço…
Conforme seja o lugar,
é melhor do que um abraço.
Haroldo Lira – CE

O forró, diz meu amigo,
me esbraseia e deixa quente:
o esfrega-esfrega de umbigo
é um perfeito “antecedente”.
Héron Patrício – SP

Companheiro, estenda a mão,
que nem um bom cavalheiro,
ao colega, amigo, irmão…
porém lave a mão primeiro!
Osvaldo Reis – PR

Tentando aparentar trinta,
o cinquentão se “ferrou”.
Comprou um estoque de tinta,
mas… o cabelo acabou.
Wandira F. Queiroz – PR

Líricas e filosóficas

Benditos, no mundo inteiro,
os que ao plantio procedem.
– São filhos do Jardineiro
que o verde implantou no Éden.
A. A. de Assis – PR

Perdão… palavra bonita
que até nos causa emoção,
se realmente for dita
pela voz do coração!
Ademar Macedo – RN

Entre as escolhas que fiz,
eu sofri e sei por quê;
uma só me fez feliz:
foi essa de amar você!
Almir Pinto Azevedo – RJ

Meu estro virou espuma
nas bravas ondas do mar…
Não faço mais trova alguma
até meu amor voltar!
Amilton Maciel – SP

No clarão da velha chama
de ritmos e de valores,
curitibano conclama:
– Rimai por nós, trovadores!
Andréa Motta – PR

Nesta vida, meus amores
são flores do alvorecer,
mas, se murcharem as flores,
de solidão vou morrer.
Ari Santos de Campos – SC

A praia é sempre pisada,
mas nos dá grande lição,
pois, mesmo sendo humilhada,
massageia o coração.
Arlene Lima – PR

Partiste… eu sonho… tu sonhas
e nós seguimos mentindo:
nós somos dois sem-vergonhas
que vivem se despedindo.
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Os beijos são evidências
que a vida teima em mostrar.
São também as reticências
de um amor por despertar.
Carmem Pio – RS

Devotamento é virtude
de todo bom professor,
que conquista a juventude
usando as armas do amor!
Delcy Canalles – RS

Saudade – eterna pontada
que a gente sente e não diz;
uma lembrança apagada
do tempo em que foi feliz!
Diamantino Ferreira – RJ

Eu sou, na “Terceira Idade”,
quatro estações do meu jeito:
no corpo a precariedade,
mas primavera no peito!
Divenei Boseli – SP

Ao buscar uma esperança,
a verdade se conclui:
– Só quando a cultura avança
é que a pobreza reflui.
Eduardo A. O. Toledo – MG

Uma vida sem amor
é qual comida sem sal:
em ambas falta sabor,
por ausente o principal.
Eliana Jimenez – SC

É tão forte a intensidade
das loucuras da paixão,
que no amor a insanidade
é o que eu chamo de razão!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Olho a tapera habitada
e em minha fé me concentro:
– Feita de restos de “nada”!…
e quanta paz tem por dentro!!!
Ercy Marques de Faria – SP

Minha casa é meu cantinho,
onde tudo é natural;
no beiral fizeram ninho
as aves do meu quintal.
Evandro Sarmento – RJ

No coração de quem ama
transborda felicidade,
mas, quem perdeu essa chama
vive a chorar de saudade.
Gasparini Filho – SP

Felicidade não cabe
no coração de quem diz
que é feliz, porque não sabe
o quanto é que é ser feliz!
Francisco Pessoa – CE

Ainda guardo lembranças
de coisas não permitidas:
pedacinhos de esperanças,
restinhos de nossas vidas.
Francisco Garcia – RN

Nos lençóis brancos, macios,
de nossa cama deserta,
o tempo desmancha os fios
da minha pobre coberta.
Gislaine Canales – SC

Se a liberdade gozamos,
em nosso amor sem dilemas,
é que os anéis que trocamos
não foram jamais algemas!
Hermoclydes S. Franco – RJ

Lembra a lágrima um gemido
de ternura e redenção,
que não chega ao nosso ouvido,
mas comove o coração.
Humberto Del Maestro – ES

Se me dessem o direito
de um só pedido fazer,
pediria, então, sem jeito:
ser criança até morrer!
Istela Marina – PR

Se sofres, poeta, canta,
que essa cantiga, aonde for,
consola, embala, acalanta
quem vive pobre de amor!
Jeanette De Cnop – PR

Ao conforto acorrentado,
quem se prende corta acesso
ao caminho acidentado
que levaria ao sucesso!
J. B. Xavier – SP

A ninguém eu não oculto
isto que acho desatino:
quando durmo, sou adulto;
quando acordo, sou menino…
José Fabiano – MG

Fiz de você minha musa,
minha vida e coração,
meu pijama, minha blusa,
a tábua de salvação.
José Feldman – PR

O bom pintor, quando pinta,
para dar vida à aquarela,
põe mais amor do que tinha
no sentimento da tela!
José Lucas de Barros – RN

Há quem se sente enganado
por um amor momentâneo;
esquece do aprendizado
que vai torná-lo espontâneo.
José Marins – PR

Teu olhar, tímido e arisco,
quando embebido em luar,
revela audácias de um risco
que nem me arrisco a explorar!
José Ouverney – SP

Renúncia, pra São Francisco,
foi total libertação:
ter posses é sempre um risco
para a alma em ascensão.
Lóla Prata – SP

A língua é feita pelos que ousam fazê-la. Ouse você também.

Se não me dás teu carinho,
se não me queres amar,
sou barco triste e sozinho,
que já não quer navegar.
Luiz Carlos Abritta – MG

Só, eu vivo bem comigo,
pois sou boa companhia;
nem preciso de um amigo
para sentir harmonia.
Lygia Lopes dos Santos – PR

Sem o meu consentimento,
tua imagem atrevida
invade o meu pensamento
e tranca qualquer saída.
Maria Lúcia Daloce – PR

A imensidão desse amor,
que me transcende o presente,
faz suportar minha dor,
quando seu corpo está ausente.
Mª Luiza Walendowsky – SC

Ao teu amor me escravizo
sem um lamento sequer,
porque escrava eu realizo
os meus sonhos de mulher.
Maria Nascimento – RJ

Os cílios fazem cortina
para um palco de emoção,
que a luz do amor ilumina
quando canta o coração.
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Inspiração, não me deixes
neste mundo imerso em dor!
– Sem ti, sou rio sem peixes…
sou coração… sem amor!…
Marisa Vieira Olivaes – RS

Tenho por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente
que a mais pungente saudade…
é aquela de alguém presente!
Maurício Friedrich – PR

Todo tipo de poesia que você faça lhe dará prazer.
Porém para fazer amigos nada há que se iguale à trova.

O poeta, com certeza,
pelo que ganhou de bom,
ajudando a natureza
complementa o próprio dom.
Nei Garcez – PR

Sou mulher e sou guerreira,
lutando em busca da paz;
da vida sou passageira
que não desiste jamais!
Neiva Fernandes – RJ

Diante do encanto desfeito
por promessas não cumpridas,
eu sempre encontro outro jeito
de entrelaçar nossas vidas.
Olga Agulhon – PR

Voltei a ter confiança
neste mundo tão ruim,
ao descobrir a criança
que ainda habitava em mim.
Renato Alves – RJ

Foi no banco de uma praça,
no tempo da bela idade,
que encontrei cheia de graça
quem agora é só saudade.
Roberto Acruche – RJ

O vento, com peraltice,
leva folhas pelo espaço.
Que bom se um dia o sentisse
levando as preces que faço…
Ruth Farah – RJ

No embalo da serenata,
quisera ser como a lua,
vestindo com tons de prata
os homens tristes da rua!
Selma Patti Spinelli – SP

As dores e os desencantos
não foram tantos assim…
Tua boca e os teus encantos
calaram bem mais… em mim!
Sérgio Ferreira da Silva – SP

Quando a família do trovador percebe o quanto a trova lhe faz bem
à saúde, dá-lhe todo o apoio e alegremente bendiz cada verso que ele faz.

Quando a chuva do céu desce
e o ventre da terra alcança
a vida se reverdece
e tem o tom da esperança.
Sônia Martelo – PR

Meu coração não se acalma
quando a saudade me vem;
é o soluçar de minha alma
chorando a ausência de alguém…
Sônia Sobreira – RJ

Quixote demais propenso
a crer num Bem mais profundo,
eu faço da trova um lenço
que enxuga os prantos do mundo.
Thalma Tavares – SP

A travessia é mais triste
se, no meio do caminho,
nossa esperança desiste
e a gente segue sozinho.
Therezinha Brisolla – SP

Na vida, eu prefiro o jogo,
não de azar, de sedução…
e, em vez de cartas, o fogo
que incendeia uma paixão.
Vanda Alves da Silva – PR

Cada página que é escrita
para o livro de nós dois
diz que é ainda mais bonita
a história que vem depois.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

A feliz trova que eu faço,
quer no verso, quer na rima,
não me traz nenhum cansaço,
sua luz sempre me anima.
Vidal Idony Stockler – PR

O perdão é tão sublime
que, por mais que a ofensa doa,
põe uma paz que redime
no coração que perdoa.
Zenaide Marçal – CE

Vencer concurso é muito bom. Porém o mais importante são
as novas trovas que cada concurso nos incentiva a compor.

Fonte:
Revista enviado por Assis
Deixe um comentário

Arquivado em Revista Virtual de Trovas Trovia

Deixe um comentário

