II Concurso Nacional ALACE de Crônicas e Trovas (Prazo: 08 de Setembro)

Organização:
Academia de Letras e Artes do Ceará

Contato e Dúvidas:
concursoalacevalorizacultura@hotmail.com

Regulamento:

A equipe do Site da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE) lança, o IIº CONCURSO NACIONAL “ALACE VALORIZA A CULTURA”, em comemoração aos 10 anos de existência da ALACE e os 6 anos do seu SITE.

1) – COORDENAÇÃO DO CONCURSO:
O concurso será de responsabilidade da equipe do SITE, composta por Maria do Socorro Cavalcanti, Lúcia Mª Paiva Recamonde, Eliane Maria Arruda Silva e os componentes do Conselho Consultivo: Gutemberg Liberato de Andrade, Argentina Austregésilo de Andrade e Amaury Neves Marinho. A Coordenação Geral do Concurso ficará a cargo da acadêmica Maria do Socorro Cavalcanti.

2)- OBJETIVOS: Incentivar a criação literária, abrindo espaço para a produção e divulgação dos trabalhos atinentes a Prosa (crônica) e Versos (trovas), que forem aprovados no citado Concurso.

3) – PARTICIPANTES:
Destina-se a qualquer brasileiro (a) de maior idade (a partir de 18 anos), exceto os membros da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE).

4) – INSCRIÇÃO:
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, via Correios e Telégrafos, no período de 09 de junho de 2012 a 08 de setembro de 2012. Cada participante poderá se inscrever em todas as categorias do Concurso, com apenas um trabalho em cada modalidade: crônica e trova.

A Ficha de Inscrição – ver no site do regulamento – deverá ser preenchida para cada categoria, assinada, colocada dentro do “envelope pequeno”, conforme orientação mencionada no próximo item, e endereçada à Coordenadora Geral do citado Concurso: Maria do Socorro Cavalcanti, Rua João Cordeiro, 962, Ap. 503 – Aldeota, Fortaleza-CE, CEP: 60.110.300.

5) – TEMA:
Para ambas categorias, o tema será GRATIDÃO.
Os trabalhos deverão ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, apresentados na folha A4, em apenas um lado, fonte Times New Roman, tamanho 14 e em quatro vias, nas quais deverão constar o nome do concurso, título da obra e o pseudônimo do autor.

– Para a categoria prosa, fica limitado o encaminhamento de apenas uma crônica inédita, que não deverá ultrapassar duas laudas.

– Para a categoria versos, fica limitado o encaminhamento de apenas uma trova, composta de quatro versos de sete sílabas poéticas, líricas ou filosóficas, inéditas, sentido completo, rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, sistema ABAB, e o tema principal constar na trova.

O trabalho que exceder as dimensões propostas no regulamento, resultará na desclassificação do participante.

A data limite para a entrega dos trabalhos é 08 de setembro de 2012 e, para efeito de aceitação, será observada a data do carimbo dos Correios e Telégrafos.
As quatro vias de cada trabalho literário, com o pseudônimo abaixo do título, sem assinatura ou qualquer tipo de identificação, deverão ser encaminhadas pelos Correios e Telégrafos, num envelope A4.

Dentro do envelope A4 (demonstrado no link do regulamento), deve ser colocado também um outro envelope menor, (demonstrado no link do regulamento), rigorosamente lacrado, contendo a Ficha de Inscrição ao Concurso e um resumo biográfico de, no máximo, vinte linhas sobre o autor.

Os envelopes menores ficarão com a Coordenadora Geral do Concurso e só serão abertos, após a avaliação de todos os trabalhos recebidos, e perante a Coordenação do Concurso, o Conselho Consultivo e o Presidente da ALACE.

6)- JULGAMENTO DOS TRABALHOS:

Para o julgamento das duas modalidades, foram designados, pela Coordenação do Concurso, escritores e trovadores de alto nível, cujos nomes serão mantidos em sigilo.

A Comissão Julgadora estabelecerá critérios básicos para exame, julgamento e classificação dos trabalhos apresentados, e sua decisão será soberana e irrecorrível.

Concluído o julgamento, as Comissões Julgadoras deverão informar à Coordenação Gral do Concurso, os (dez) 10 primeiros classificados, para que sejam abertos os envelopes pequenos perante a Coordenação do Concurso, o Conselho Consultivo e o Presidente da ALACE, com vistas à identificação dos vencedores.

Todo material referente ao Concurso, que estiver em posse das Comissões Julgadoras, deverá ser devolvido à Coordenadora Geral do Concurso.

7) – PREMIAÇÃO:

– 1º lugar – (cada categoria) – O troféu “ALACE VALORIZA A CULTURA”; certificado com registro da classificação conquistada e um livro autografado por um acadêmico (a) da ALACE;

– 2º e 3º lugares – (cada categoria) – Medalha e certificado com registro da classificação conquistada e um livro autografado por um acadêmico (a) da ALACE;

– 4° ao 10° lugares (Menções Honrosas) – Diplomas.

Ao Estado da Federação Brasileira que contar com o maior número de trabalhos enviados, será concedido à Secretária de Cultura o Diploma: “CULTURA GERA RIQUEZA”.

Todos os textos classificados serão publicados no SITE da ALACE, no menu “INTERCÂMBIO”, sem quaisquer ônus para a ALACE.

8) – PROCLAMAÇÃO DOS VENCEDORES:

A proclamação dos vencedores será feita no dia 13 de outubro de 2012, na reunião ordinária da ALACE – Rua do Rosário, nº 1 – Centro, Fortaleza-CE.

Os resultados do referido Concurso serão publicados no SITE da ALACE: http://www.academia-alace.com.br/intercambio.html

Por e-mail, os dez (10) primeiros classificados nas categorias literárias serão imediatamente informados.

9) – ENTREGA DOS PRÊMIOS:

Para esse fim, a ALACE promoverá uma solenidade no dia 10 de novembro de 2012, na sede provisória localizada na Rua do Rosário n° 1, Centro Fortaleza-CE.
Constatada a impossibilidade do comparecimento de algum dos vencedores à solenidade para o recebimento dos prêmios, a ALACE responsabilizar-se-á pelo envio dos mesmos, ao seu domicílio. Os candidatos não terão direito a nada mais, além dos prêmios anunciados.

10) – DISPOSIÇÕES FINAIS:

A participação no citado Concurso implica plena aceitação das normas constantes deste, no Regulamento.

Se no envelope ou outra fonte de informação, constar o nome do autor ou qualquer forma de identificação diversa das expressamente permitidas, o candidato será sumariamente desclassificado.

Caso seja constatado ter sido a obra inscrita, publicada em meio impresso ou eletrônico e tratar-se de plágio, o participante será desclassificado.

Serão automaticamente desclassificados, os trabalhos que não atenderem às normas estabelecidas no Regulamento do referido Concurso.

O material encaminhado pelos participantes não será devolvido.

A ALACE não assume nenhuma responsabilidade com relação a recurso financeiro destinado aos candidatos, ou aos integrantes das Comissões do Concurso.

Os casos omissos, não previstos neste Regulamento, serão resolvidos pela Coordenação do Concurso e/ ou os Coordenadores das Comissões Julgadoras dos trabalhos. Em caso de empate, será convidado o Presidente da ALACE, Zelito Nunes Magalhães para, com o “voto de minerva”, resolver o impasse.

Outras informações sobre o citado Concurso poderão ser obtidas através do SITE da ALACE, http://www.academia-alace.com.br/intercambio.html e do e-mail:
concursoalacevalorizacultura@hotmail.com

Fortaleza, 09 de junho de 2012

Os modelos de ficha de inscrição seguem junto com o regulamento:
http://www.academia-alace.com.br/intercambio.html#academias-4

Fonte:
http://www.academia-alace.com.br/intercambio.html#academias-4

Deixe um comentário

Arquivado em concurso de cronicas, concurso de trovas, Inscrições Abertas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s