José Feldman (Aquarela de Trovas n. 2)

O grande tenor se cala
ante o pássaro silvestre.
– É o discípulo de gala
querendo escutar o mestre!
A. A. DE ASSIS – PR

Numa oração plena e calma,
peço a Deus que acenda a luz
do túnel que há em minha alma
para eu poder ver Jesus!
ADEMAR MACEDO-RN
 
Quer saber o que é amar?
Não fique buscando a esmo;
amar é como tirar
boas férias de si mesmo!
AMILTON MACIEL MONTEIRO – SP
 

Semeia sonhos, resiste,
planta amor pelos caminhos,
que a travessia mais triste
é a que fazemos sozinhos.
ANTONIO JURACI SIQUEIRA – PA
 

Vou remando de partida
num mar imenso de paz…
mas as ruínas da vida
vão nadando, logo atrás!…
ARI DE CAMPOS- SC

Eu quase posso notar,
nos momentos de descanso,
a saudade cochilar
na cadeira de balanço!…
ARLINDO TADEU HAGEN – MG

Quero que cantes comigo
no jardim da primavera
teu coração como abrigo –
mil beijos de mim espera.
ARMANDO SOUSA – Canadá
 
Numa trova é pouco o espaço,
e os sons, a ordenar a mão.
Nos versos que eu sempre faço,
quem escreve é o coração.
CÁRITAS SOUZZA- CE
 

O café que aquece as almas
e adoça nossas lembranças
merece todas as palmas:
companheiro de esperanças.
CARMEM PIO – RS

Imitando o meu lamento
por que não me preza mais,
ouço a voz triste do vento
na plataforma do cais…
CLÁUDIO DERLI SILVEIRA – RS
 
Por te amar a vida inteira
e assumir esta postura,
o meu amor é fronteira
Entre a razão e a loucura.
CLÊNIO BORGES – ES

Sei quando vais demorar…
Mesmo assim, tudo ofereço:
quem espera para amar
paga ao tempo qualquer preço!
CLENIR NEVES RIBEIRO – RJ
 
O ano finda, já em outubro
nada aconteceu na vida
onde não estás , descubro
que sem ti, fico perdida…
CLEVANE PESSOA LOPES – MG

Soltei o teu nome ao vento…
e o vento, só por maldade,
repete a todo momento
o nome desta saudade.
CONCEIÇÃO ABRITTA – MG

Da singeleza eu me ufano,
da minha rua escondida,
que tem mais calor humano
que a mais central avenida.
CONCEIÇÃO DE ASSIS – MG

Depois de longa ciranda,
por todo o céu a vagar,
é aqui. na minha varanda,
que a lua vem madrugar.
DARLY O. BARROS – SP

Inverno é um estado de alma,
um não sei quê diferente,
que nos rouba a paz e a calma,
quando, em nós, se faz presente!
DELCY CANALLES – RS

Poetas mantêm acesa
a chama do amor fecundo,
minimizando a tristeza
e as dores cruéis do mundo.
DJALMA ALVES DA MOTA – RN

Vou vivendo a minha vida,
bem feliz no meu mister;
sigo de cabeça erguida,
pois sou poeta e mulher!
DOMITILLA BORGES BELTRAME – SP

Nosso amor floriu na infância,
criou raiz e depois,
foi encurtando a distância,
fazendo um só de nós dois.
DORALICE GOMES DA ROSA – RS

Meus pobres sonhos, tão fracos,
a vida em escombros fez,
mas, teimosa, eu junto os cacos,
e eis-me a sonhar outra vez!
DOROTHY JANSSON MORETTI – SP
 
Nos seus encontros ousados
junto da velha porteira,
esperava os namorados:
hoje ela espera a parteira!
EDMAR JAPIASSÚ MAIA – RJ

Nas curvas do desalento,
quando a paixão me convida,
eu largo a velhice ao vento
e bebo o sopro da vida!
EDUARDO A. O. TOLEDO – MG

Sejamos leais amigos
com esta obra de Deus,
conservando sem castigos
os teus direitos e os meus
FAHED DAHER – PR
 
O nosso sonho termina
num adeus triste, exaltado,
deixando no chão da esquina
o teu retrato rasgado!
FERNANDO CÂNCIO – CE

Na dureza dos escombros,
quando as dores se equivalem,
amizade é mão nos ombros
embora os ombros não falem.
FLAVIO STEFANI – RS

Olhando o mar, eu diviso
a areia branca a esperar
um beijo feito sorriso,
que as mansas ondas vêm dar!
GISLAINE CANALES – RS

Na vida, faço e desfaço
duras laçadas sem medo,
porque no ajuste do laço
é Deus quem me empresta o dedo!
HELOÍSA ZANCONATO – MG
 
Trovador, longe da infância,
contando as horas da idade,
rima tempo com distância
e distância com saudade.
HÉRON PATRÍCIO – MG
 

A noite, de ar seco, anidro,
por não ver no céu a lua,
põe-se a acender sóis de vidro
nos postes da minha rua!
HUMBERTO POETA – SP

Trovas de amor e saudade
trazem mil temas diversos,
mas predomina a amizade
nascendo de tantos versos…
IALMAR PIO SCHNEIDER – RS
 
A escolha que fiz um dia
é prece que se renova,
quando faço da alegria
matéria-prima da trova.
IEDA LIMA – RN
 

Queria dar-te um abraço
e só não foi desta vez…
por culpa deste embaraço
que me causa timidez!
ISTELA MARINA GOTELIPE – PR
 

Carteiro, ao fazer a entrega
das cartas, de porta em porta,
o pranto e o riso carrega
nos segredos que transporta.
JACY PACHECO – RJ

Após muitos desenganos
e conselhos não ouvidos,
chego ao final dos meus anos
sem ter meus dias vividos…
JESSÉ NASCIMENTO – RJ

Aquele que não respeita
o tempo, na semeadura,
certamente na colheita
não terá fruta madura.
JOÃO BATISTA XAVIER OLIVEIRA – SP
 
Quando no céu surge a Lua,
cheia de si, me arrebata,
lavando as trevas da rua
com sua chuva de prata!…
JOAQUIM CARLOS – RJ

Se julgas coisa bonita
andar na frente, eu destaco:
quem vai atrás sempre evita
cair no mesmo buraco!
JOSÉ FABIANO – MG
 
Quando me entrego ao passado,
no meu devaneio infindo,
sonho, bom tempo, acordado,
pensando que estou dormindo.
JOSE LUCAS – RN

Terá o amor senda fácil?
Difícil é seu cultivo;
tal e qual um jardim grácil,
pede um jardineiro ativo.
JOSÉ MARINS – PR

Quem vem lá? Pelo alarido
ela sabe, rapidinho:
se o cão latir, é o marido;
se fizer festa… é o vizinho!
JOSÉ OUVERNEY – SP
 
Anseio, na noite calma,
seu retorno, sem tardança;
pois, se a sedução tem alma,
ela se chama esperança!
JOSÉ VALDEZ C. MOURA – SP
 

Poderia dizer mais
sobre a solidão mesquinha,
mas, não vou querer jamais;
ela nessa vida minha!
JOSIAS ALCÂNTARA – ES
 

Problema sem solução
é o nosso amor desgastado;
já não vibra o coração,
mas vivemos lado a lado…
LAIS RIOS – RJ

Meu corpo colado ao teu…
dois seres…um sentimento!
Sonho que sobreviveu
apenas em pensamento.
LUIZ ANTONIO CARDOSO – SP

Quem não se importa onde pisa,
na escalada desta vida,
sobe muito mas desliza
e escorrega na descida.
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH – PR

Sempre que amanhece o dia,
teu sorriso me acompanha.
Com suavidade e harmonia,
me envolvendo, ele me apanha.
MARAH TERESINHA DE SOUZA – SC
 
O sol é lâmpada acesa,
por Deus pai, como magia…
para pintar a beleza
da vida… dia após dia
MARA MELINNI GARCIA – RN

A escuridão, por mais densa,
também nos traz coisas belas:
sem luz se ama, se pensa,
dá-se mais valor às velas.
MARIA ELIANA PALMA – PR

Vou cumprir a minha sina:
– Não pode ter recaída…
Pois teu sorriso elimina,
As mazelas desta vida!
MARIA LUIZA WALENDOWSKY – SC

Embora o dia me açoite
com seus barulhos brutais,
lá no silêncio da noite…
a solidão bate mais!
MARIA MADALENA FERREIRA – RJ
 
Velho bilhete… lembrança
de um amor que não foi meu…
Um pedido de esperança
que a vida não respondeu…
MARINA BRUNA – SP

Em meus versos, de alma nua,
a ti, eu canto louvores,
São Francisco, Irmão da Lua,
do Sol e dos Trovadores!
MARISA VIEIRA OLIVAES – RS

Quando a distância incomoda,
parece que, por maldade,
insiste em brincar de roda
com a lembrança…com a saudade…
MARLÊ BEATRIZ ARAÚJO – RS
 
A vingança do chulé
não lavado há vinte dias
é deixar meias em pé
mesmo que estejam vazias.
MIGUEL RUSSOWSKY – SC

Os anônimos tropeiros
tiveram dias de glória;
com objetivos certeiros
registraram sua história.
MIFORI – SP

O Dia dos Namorados
dura toda a eternidade
para os mais apaixonados:
quem sabe amar de verdade.
MILTON SOUZA – RS

Amigo eu trago guardado,
sempre com muita afeição,
naquele lugar sagrado
que se chama coração.
NEIVA FERNANDES-RJ
 
O melhor amigo, em tudo,
de atitude sempre pronta,
nos quer bem, e não é mudo:
nossos erros nos aponta.
NEI GARCEZ – PR
 

A despedida foi triste,
mas o tempo é passageiro,
e a distância não existe,
quando o amor é verdadeiro.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS – RS

Orgulho é a bola de neve
que vai, em diário exercício,
levando o infeliz, de leve,
às bordas de um precipício.
NILTON MANOEL – SP
 
Trabalhando sob o orvalho,
capinava o seu trigal,
enquanto o amigo espantalho
vigiava-lhe o embornal.
OLGA AGULHON – PR

]Eu não lamento a saudade
que a tudo invade, porque
é tão bom sentir saudade,
quando a saudade é você!
OLYMPIO COUTINHO – MG
 
Passei uma tarde inteira
ouvindo discursos, mas…
é melhor ouvir besteira
do que ser surdo, rapaz!…
OSVALDO REIS – PR

De que vale o meu protesto
se manténs, em tuas mãos,
o poder de, a um simples gesto,
cortar o “til” dos meus nãos!
OTÁVIO VENTURELLI – RJ
 
Com marido quarentão,
a velha disse o seguinte:
– Vou trocar meu Capitão
por dois marujos de vinte…
PAULO FRAGA CIRNE – RS

O que me faz tua ausência,
é causar-me pranto e dor.
Mas no amor há tanta essência
que sou escravo do amor!
PROF. GARCIA – RN

Carícia mais eloqüente
que meu coração aprova
é te dar um beijo ardente
nos versos da minha trova!
RENATO ALVES – RJ
 
Sou rio, minha querida,
correndo para o seu mar,
para adoçar sua vida
com pena de me salgar.
ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE – RJ
 

Ao que pede, à tua porta,
dá, também, tua afeição!
Um pouco de amor conforta
mais que um pedaço de pão!
RODOLPHO ABBUD – RJ

A amizade Deus criou
naquele exato momento,
quando estrelas semeou
nas trevas do firmamento!
ROZA DE OLIVEIRA – PR

Tentar desfazer as mágoas
que o meu peito guarda e sente
é como querer que as águas
corram da foz… à vertente!
SÉRGIO FERREIRA DA SILVA – SP

Todo amor que, terminado,
deixa saudade na gente
é como um tronco cortado:
pode brotar novamente…
SEVERINO UCHOA – SE

A Trova é tão pequenina
mas quanta beleza encerra;
feliz de quem tem a sina
de espalhá-la pela Terra!…
SÔNIA DITZEL MARTELO – PR
 
À sombra do entardecer,
quando esvai-se a luz do dia,
vem a saudade tecer
teias de sonho em poesia.
SÔNIA SOBREIRA – RJ

O meu coração me intriga
e só me traz confusão:
toda vez que a gente briga,
quero esquecer-te e ele não!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA – SP
 
Numa riqueza sem fim,
nasce a força da bondade,
como as flores do jardim
na sua simplicidade!
VIDAL IDONY STOCKLER – PR

Vou sorrindo com cuidado,
sondando bem a pessoa,
pois ser feliz é um pecado
que pouca gente perdoa.
ZÁLKIND PIATIGÓRSKY – RJ

Deixe um comentário

Arquivado em Trovas

Deixe um comentário

