Cláudio de Cápua (Caderno de Trovas)

Ante ao talento me ajoelho…
E o teu talento invulgar,
tanto me serve de espelho
como me serve de altar.
(uma homenagem a Carolina Ramos)

Avisto do alto da serra
a pujança do sertão
e sinto orgulho da terra
que mora em meu coração!

Certo bispo ouve uma “história”
de um padre chamado Hilário
e grava, assim, na memória
um bom “Conto do Vigário”

De “mau jeito” o Zé Baleia,
pescador de sorte estranha,
noivou com uma sereia,
casou com uma piranha..

É neste “Canto que eu Canto”
belezas que a vida tem
que ao meu mundo dão encanto
e tanto me fazem bem!

Esta foto é mais um fato,
que nos traz para o presente,
através deste retrato,
lembranças de antigamente.

O delegado Pereira…
Êta Pereira bacana,
– É de pouca brincadeira,
não dá pêra, só da “cana”!…

Olha! A noite é uma criança,
diz o refrão popular –
que sacode e balança
presa às tranças do luar.

Palhaços de profissão?
Ah, Como é bom, fazem bem.
O triste é ter coração
e ser palhaço de alguém!

Quando o rei sol estorrica,
tortura, com seu clarão,
mais forte é aquele que fica
e dá valor ao seu chão!

Servidor da tributária,
bem “Severo”, sem igual,
ergue a saia à secretária,
por ser, de “rendas”, fiscal.

Só por descuido é que a Helena
acabou por se casar…
Pois, pensou que Cibalena
fosse a pílula… Que azar!

Sou poeta e trovador,
a inspiração me transporta
às nuvens e, com amor,
nas nuvens minha alma aporta.

Unindo a seresta ao verso
quero compor na amplidão.
Sou menestrel do universo,
em tardes de solidão.

Fonte
http://www.de-capua.com/publicacoes.html (desativado)

Deixe um comentário

Arquivado em São Paulo, Trovas

Deixe um comentário

